Práticas empreendedoras na escola: uma viagem pelo mundo

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Pesquisa: Gustavo Santos Souza

A adoção de práticas empreendedoras nas escolas já é algo bastante difundido em alguns países pelo mundo. Conheça alguns exemplos e entenda por que sua contribuição é tão relevante na formação de crianças e jovens mais bem preparados para as demandas atuais e futuras.

Embora já existissem algumas poucas iniciativas isoladas, apenas em 2021, o ensino de empreendedorismo se tornou uma política pública no Brasil, sendo aprovada e incluída como prática obrigatória nas escolas de Educação Básica pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Dentro deste processo de mudança, a BNCC foi a responsável por estabelecer os padrões educacionais com vistas a reformulação dos currículos dos sistemas e das redes de ensino de todo o Brasil e cada Estado ficou responsável por elaborar as normas para implementação do empreendedorismo no currículo das escolas, principalmente no ensino médio, além de garantir a sua aplicabilidade em sala de aula de forma articulada com as dez competências estabelecidas para a Educação Básica, a saber: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; responsabilidade e cidadania.

Algumas escolas ao redor do mundo, no entanto, largaram na frente e se adequaram à prática da inovação e do empreendedorismo em sala de aula há algum tempo com o objetivo de estimular a autonomia das crianças e adolescentes e de canalizar seu potencial e sua criatividade para criação de algo novo capaz de resolver as principais demandas da sociedade. Esta escolha foi um marco de mudança no sistema educacional e um catalisador de desenvolvimento em diversas nações no mundo.

Conheça a seguir alguns casos de sucesso na implementação de práticas empreendedoras e de inovação nas escolas em diferentes lugares do mundo:

ISSINTERNATIONAL SCHOOLS SERVICES

Como uma organização sem fins lucrativos, a International Schools Services (ISS) possui uma comunidade com mais de 500 escolas internacionais e forma milhares de educadores todos os anos com seu conjunto de serviços, criando a maior presença global em apoio à educação empreendedora e de inovação internacional. Tem como propósito apoiar comunidades educacionais, em nível global, a projetarem espaços contemporâneos de aprendizagem e a implementarem práticas empreendedoras que estimulem a criatividade e a inovação nos alunos. Desde a sua criação em 1955, a ISS lançou e administrou mais de 120 escolas internacionais; formou aproximadamente 50.000 educadores; desenvolveu programas de aprendizado inovadores, como a World Language Initiative e Level 5 Creativity & Innovation Hubs; e supervisionou mais de 75 fundações escolares a cada ano. Com sede em Princeton, NJ, EUA e unidades na China e Bahrein (começando no ano letivo de 2018-2019), a ISS atualmente possui, opera, ou gerencia cerca de 20 escolas internacionais em todo o mundo e promove as melhores práticas inovadoras para educação global por meio de seus serviços principais que incluem fundar e gerenciar escolas voltadas para o futuro e centradas no aluno; recrutamento de educadores de classe mundial; fornecimento de oportunidades de aprendizado profissional de ponta; fornecimento de material escolar essencial; e administração de fundações escolares. A equipe da ISS tem uma vasta experiência em todos os aspectos da educação internacional, com a maioria dos líderes seniores atuando como diretores de escolas em vários continentes. 

Fonte: https://www.iss.edu/services/professional-development/creativity

SINASOCIAL INNOVATION ACADEMIES

Visando reduzir a educação deficiente e com isso o desemprego entre os jovens na África Subsaariana, Etienne Salborn desenvolveu à Social Innovation Academies (SINA). Um lugar onde jovens desfavorecidos liberam seu potencial para mudanças positivas como empreendedores sociais.

Jovens marginalizados e refugiados não têm oportunidades de criar uma vida digna e espera-se que permaneçam na pobreza. As escolas da SINA – Social Innovation Academiesestão transformando o sistema educacional e permitindo que comunidades marginalizadas criem suas próprias soluções e empreendimentos sociais para as causas mais profundas dos problemas sociais a partir da educação empreendedora.

Eles definem seu próprio caminho e colocam o poder da educação em suas próprias mãos, transformando desafios em oportunidades para obter uma vida sustentável tendo como propósito aquilo pelo qual são apaixonados.

A SINA ganhou o Prêmio Internacional Ockenden de 2023 e o Prêmio Pan-Africano de 2019 de Empreendedorismo na Educação. A Comunidade SINA Loketa, no Campo de Refugiados de Bidibidi, ganhou o Prêmio de Inovação de ONG do ACNUR de 2018 e em 2022 a SINA ganhou o Prêmio de Trabalho Moderno e o Prêmio Tony Hsieh.

Fonte: https://socialinnovationacademy.org/about-us/

DULWICH COLLEGE

Com quase 400 anos de fundação no Reino Unido e 20 desde a primeira escola em Xangai, o Dulwich College é uma das escolas independentes mais antigas e tem uma longa história de excelência acadêmica, empreendedorismo, inovação e respeito pela tradição, desenvolvendo jovens que buscam causar impacto positivo no mundo. O colégio oferece estrutura para atividades do ensino primário até o ensino superior, se destacando muito na parte de inovação, empreendedorismo e tecnologia, onde incentivam os alunos a desenvolverem soluções voltados a sustentabilidade ambiental com o programa SE21.

A sigla SE21 significa: S STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática; E Empreendedorismo e Sustentabilidade Ambiental; e 21 Habilidades do século 21.

O SE21 começa já nos anos iniciais, onde os alunos aprendem as etapas do Processo de Design Thinking e começam a aplicá-los para resolver problemas como manter os parques limpos. Os alunos também são apresentados ao Pensamento Computacional, mergulhando em algoritmos, padrões, abstração e decomposição através de vários jogos desconectados ou aplicativos para iPad e robôs.

Fonte: https://www.dulwich.org/holistic-curriculum/steam-se21

ESCOLA EMILIZ LASCAR

Em meados de 2010, o governo chileno estava preocupado com sua economia muito dependente da exportação de commodities, particularmente o cobre. Para diversificar sua economia e estimular o empreendedorismo em outras áreas, o governo iniciou a Start-up Chile, um programa de aceleração e inovação que encoraja empreendedores de todo o mundo a começar novas empresas no Chile.

Com isso o país veio crescendo muito, gerando mais de 1.200 startups e 3.000 empreendedores se juntaram a causa, levantando mais de US$135 milhões e criando mais de 1.400 empregos. Foram encontrados muitos talentos e muitas ideias valorizadas, entre elas a da Escola Emiliz Lascar, que atende crianças de classes sociais mais baixas na educação infantil e no ensino fundamental.

A escola se destacou por ter encontrado uma forma inusitada de se conectar a distância com seus mais de mil alunos durante a pandemia, com a criação de um canal de televisão, a “Emilia TV”, vencendo o prêmio Melhor Escola do Mundo (World’s Best School Prize) na categoria de inovação em 2022 pelo trabalho, levando para casa cerca de U$ 50 mil.

Fonte: https://emilialascar.cl/

SOCIAL ENTERPRISE ACADEMY

Iniciada em 2007, a Social Enterprise Academyé um programa do governo escocês voltado para a educação, além de fazer parte de um projeto para o desenvolvimento do setor de empreendedorismo social no país. O objetivo é implantar o tema no currículo de todas as suas mais de cinco mil escolas até 2028. Cerca de mil escolas já tinham sido alcançadas até 2019. A Social Enterprise Academy realiza a formação de professores e suporte contínuo ao trabalho deles para levar o tema para as escolas. O processo inclui cursos para pequenos grupos de educadores liderados por tutores, que posteriormente acompanham o desenvolvimento de projetos nas escolas.

Fonte: https://www.socialenterprise.academy/

OSENTREPRENDRE

Localizada em Québec, na província do Canadá, a escola OSEntreprendre fomenta o espírito empreendedor para ajudar a construir um ambiente mais orgulhoso, inovador, comprometido e próspero, realizando com isso vários projetos. Entre esses projetos está a “Semaine des empreendedores à l’école”, um evento motivacional inovador que acontece desde 2017 e reúne cerca de 100.000 jovens em todo o Québec desde o ensino fundamental até a universidade e empresários de suas comunidades por meio de apresentações gratuitas oferecidas na escola. 

Esta é uma atividade de sensibilização que apoia o desenvolvimento da cultura empreendedora entre os jovens, os inspirando a realizarem seus próprios projetos durante o ano letivo.

Fonte: https://www.osentreprendre.quebec/en/mission-and-organization/mission-and-organization/

DECOLA STARTUP SCHOOL

A Decola é uma startup criada por dois empreendedores paranaenses que surgiu com o propósito de transformar a educação básica por meio da inclusão de práticas empreendedoras e de inovação acessíveis para qualquer realidade escolar.

A ideia é apoiar as comunidades escolares na promoção de uma educação mais indutiva e significativa para alunos e professores, por meio do aprender-fazendo. O modelo de negócio proposto pela startup tem como premissa central o aproveitamento dos recursos, oportunidades e desafios de cada unidade escolar para construção de uma experiência única de aprendizagem.

A Decola é a primeira Startup School do Brasil e seu programa tem como base a cultura, os processos e ferramentas utilizados nas principais incubadoras e aceleradoras de startups do mundo. A inovação está em aplicar de forma lúdica e atrativa na escola, os conceitos do modelo de startup, pois é por meio delas que alguns dos impactos mais significativos relacionados a geração de emprego, crescimento econômico e inovação, acontecem hoje no mercado.

O objetivo principal do programa é apoiar escolas e professores na construção de uma cultura promotora de talentos para o trabalho e principalmente para vida como cidadãos.

As trilhas e os conteúdos do programa são 100% aderentes à BNCC e trabalham questões diretamente relacionadas a agenda 2030 e os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Além disso, permitem a transdisciplinaridade com outras áreas de conhecimento e a criação de projetos empreendedores e inovadores que estejam alinhados à realidade local. Desta forma, os alunos intencionalmente desenvolvem o comportamento empreendedor, a mentalidade de inovação e as competências digitais a partir de soluções que busquem impactar positivamente a vida das pessoas, a sua realidade local e o planeta.  

O programa atende alunos do ensino fundamental dos anos iniciais ao ensino médio de escolas públicas e privadas e inclui: o treinamento de professores, as trilhas e os conteúdos, uma metodologia exclusiva, plataforma educacional simples e intuitiva, suporte técnico e pedagógico dedicado, além da organização e realização de eventos de estímulo à inovação e ao empreendedorismo, como hackathons e ideathons,    

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